Make your own free website on Tripod.com

Dicas

Como fazer Maço

Fazer maço requer técnica e habilidade :). Você tem que ser esperto pra poder saber onde as cartas estão e ainda ficar ligado onde o adversário vai cortar ou embaralhar seu maço. A melhor maneira é, na hora de embaralhar, memorizar e juntar as melhores cartas em um bolinho, memorizar de novo aonde o bolinho está e dar (opa) para o adversário cortar. Dependendo de onde ele cortar, você distribui as cartas de acordo com a posição em que o bolinho ficou. :)
É interessante também você, assim como quem não quer nada, dar uma olhadinha na última carta do maço depois do adversário cortar... se for boa, tente retirá-la sem que os adversários vejam e dê para seu parceiro...
... e depois de dar as cartas, dê uma olhadinha no fundo do maço (tudo isso sem os adversários perceberem, pelamordedeus!) pra ver se não tem nada lá... às vezes você vê o zap ali no fundo e até dá pra dar uma roubadinha ou uma blefadinha :)

Cortando o Baralho

Quando receber o baralho para ser cortado, tente dar uma olhadinha nas cartas. Lembre-se que você pode dar até 3 cartas para seu parceiro ou para si mesmo, então se vc conseguir ver assim, sem querer, uma ou mais cartas boas, não pense duas vezes. Só tome cuidado: se for pego em flagrante, perde ponto. :)
Outra tática interessante: combine um sinal com seu parceiro. Quando você for cortar o baralho, faça-o com o baralho virado para seu parceiro, de modo que ele veja a última carta do maço. Quando vier uma carta boa no fim do maço, ele faz o sinal e vc dá essa carta pra ele. Novamente, cuidado com a cara de pau :).
Ao cortar o baralho, retire discretamente uma ou mais cartas para você ou para o parceiro. Se o adversário não perceber e te der mais ou menos cartas, fique de boca fechada. Você não tem obrigação de avisar, A MENOS QUE ELE PERGUNTE. Se o jogo começar e você ou o seu parceiro tiverem mais ou menos de 3 cartas, e o embaralhador não perguntou ou confirmou, você pode pedir truco. Se eles aceitarem, vocês automaticamente ganham. Sem choro nem vela. Jamanta é mestre nisso!!!

Mela-mela

Algumas pessoas dizem que zap sozinho nao faz verão e não adianta pra nada. MENTIRA!!! É só saber jogar!! Se você tiver apenas um zap, e a sorte lhe ajudar, faça o seguinte: Como vocês sabem, melando o primeiro turno, ganha quem tiver a maior carta no segundo. Se vocês conseguirem melar a primeira, passe um sinal bem discarado pro seu parceiro, perguntando se ele tem um Ás ou um 2. Se os adversários perceberem seu parceiro respondendo que sim, eles podem até trucar e você pode com toda calma berrar um seis na orelha deles.

A Força do Casal Maior 

Um jeito fácil e descarado de ganhar pontos é fazer os adversários trucarem pra vocês pedirem seis em cima deles. Um ótimo jeito de fazer isso é saber aproveitar o casal maior. Tem pato que joga a copeta na primeira mão, o zap na segunda e leva só um pontinho. Como dizia o velho sábio, "Manilha na mão de marreco só vale um ponto".
Tente o seguinte, basta ser ator: Na posse de casal maior, perca o primeiro turno de propósito. Depois , com a maior cara de pau, ganhe a segunda com seu zap (ou de seu parceiro) e reclame que "teve que gastar". Na sequência, esconda sua terceira carta e espere pelo truco dos adversários pra mandar seis na zureba. Caso o casal maior tenha saído na sua mão, grite truco logo no começo do terceiro turno. O ideal é que cada parceiro saia com uma das maiores manilhas. O importante é ser ator!!!!